O Espírito de S. Inácio na CCMM

O Espírito de S. Inácio na CCMM

Sempre “o Mais” e “o Melhor”

Partiremos do fato fundamental de que todas as forças apostólicas atuantes na nascente Companhia de Jesus podem ser explicadas pelos Exercícios Espirituais, livro de autoria de Santo Inácio, que deixou sua marca na história. Este pequeno volume é um resumo notável de todas as forças que fizeram do Fundador da Companhia de Jesus um santo da Igreja, mesmo em seus dias.

A vida de Santo Inácio revela esse fenômeno cristão básico, claramente rastreável nos documentos, que está no coração da vida da graça e que emana do próprio Cristo; a nova e constante transição do bem para o melhor, que acontece no coração e alma humanos individuais, é a força motriz do “descontentamento” cristão, algo do fogo que nunca diz: “É suficiente”.

É uma percepção experimentada apenas em uma conversão de proporções sísmicas – uma que resulta na transformação da vida inteira de um homem em nada menos do que uma paixão pelo que é sempre maior . É o insight, que preserva o criativo, a força irresistível inerente à mensagem cristã.

Teologicamente podemos resumir o ideal dos Exercícios Espirituais em uma palavra simples e uma frase preciosa para o coração do Inácio desde o primeiro momento de sua conversão a Deus: a palavra “mais” e a frase “para promover a salvação das almas”. “.

Nos Exercícios, “mais” significa uma identificação cada vez mais próxima com o Cristo crucificado que, sozinho, conquistou o mundo. “Promover a salvação das almas” significa ser dotado de uma visão da surpreendente verdade de que Cristo fez do resultado da sua obra salvífica e do destino da sua Igreja dependente da cooperação do homem. Significa uma percepção interior de que o sucesso da obra de Deus é também (embora não inteiramente) medido por aquela ânsia alegre e altruísta de servir tão caracteristicamente àqueles que prestam atenção e compreendem o chamado do Rei do mundo e que discernem em Sua convocação desafio para fazer mais no futuro.

Podemos chamar isso de teologia do comparativo. Elenco em linguagem mais simples, menos compacta, é uma afirmação do fenômeno cristão que na vida da Igreja deve sempre haver uma elevação acima do ordinário para que possa haver alguma gradação. A vida cristã só flui se as fontes dessa vida forem encontradas no alto das montanhas. Como conseqüência, nunca pode ser estabelecido um nível comum do “meramente cristão” que todos possam alcançar, a menos que tudo que é cristão pereça em uma normalidade e mediocridade efêmera e mundana.

É de acordo com esta estrutura sociológica básica que a graça é comunicada na Igreja dAquele que nos redimiu pela superabundância do Seu amor. Tal “descontentamento” dominou São Paulo quando escreveu: “Não que eu tenha feito a perfeição, mas continuo esperando poder agarrar aquilo pelo qual Cristo Jesus se apoderou de mim”. O fundamento teológico está enraizado na essência mais profunda de Deus que se revela em Cristo. De acordo com Santo Agostinho, Deus é o Deus semper major : “Ele sempre é maior, não importa o quanto tenhamos crescido”. Nenhuma aspiração de amor, por maior que seja, pode se igualar a ele; a medida do nosso amor é sempre o amor de Cristo, que não conhece limites.

Temos de perceber, também, que o processo de operativa salvação dentro da Igreja pressiona para a frente a sua meta com cada vez mais veemência, para que a chamada dada a todos os membros do Corpo Místico de Cristo, para cooperar na salvação da humanidade se torna cada vez mais enfático e urgente.

No entanto, isso pode ser feito apenas por certas almas – aqueles que têm vindo a entender que, em última análise, essa salvação não é efetuada pelas massas, nem por uma organização, nem é assegurada mesmo pelo governo normal e ordinário da Igreja sozinho. É alcançado somente por aquelas almas que entenderam o que aquela pequena palavra magis significa: algo mais, algo maior, algo melhor, algo feito com mais amor.

Para esses homens do magis, Inácio pertence. Através dos Exercícios, ele levava os homens a uma apreciação viva do significado central de magis – tudo para a maior glória de Deus -, de modo que toda a sua vida seria estampada por ele. Os primeiros jesuítas, com toda a humildade, determinaram ser uma comunidade de tais homens – homens de quem Jesus Cristo havia estabelecido. Este foi o espírito com o qual eles empreenderam seus primeiros trabalhos apostólicos.

No desenvolvimento histórico da Igreja moderna, os Exercícios são de importância primordial. Eles capturaram e mantiveram dentro de limites razoáveis ​​o espírito que moldou os tempos modernos. Foi o renascimento humanista que fez a descoberta tumultuosa do “eu” pessoal; e a partir disso, um fato tornou-se cada vez mais evidente: a conquista do mundo para Cristo somente e sempre acontece em um ponto decisivo – onde a graça de Deus encontra a alma já consciente de que tem o poder de decisão para determinar sua eternidade. Nessa medida, e somente na medida em que Cristo, o Senhor deste Mundo, encontrar almas que se renderão com um amor sem reservas aos exigentes magis da palavra de Deus, o retorno do mundo a Deus se tornará uma realidade.

Um espírito jovem

Sem dúvida, é característico de uma atitude juvenil de alma ser sempre mais receptivo àquilo que é maior, permanecer para sempre alguém que cresce (já que Deus nunca é alcançado), nunca dizer “basta”. Para todos aqueles moldados no espírito dos Exercícios, uma palavra mais, tão cheia de energia juvenil, é o critério da genuinidade. O que é comum a todas as Sodalidades em todos os níveis de idade é o “crescimento” cristão. Este é um tendendo para um estado de vida ainda não alcançado; é, em termos cristãos simples, a luta pela plenitude de Cristo, um amadurecimento na graça.

Em 1610, o padre Spinelli observou que a Congregação Mariana se esforça não apenas para cumprir fielmente o que a lei divina manda, mas também para trabalhar zelosamente para que todos os congregados se possam distinguir mais dia a dia em seus esforços após a piedade. Vemos imediatamente que toda Congregação deve ser um grupo de cristãos que, longe de “se aposentar”, ainda estão bem despertos, que ainda são receptivos aos mais (isto é, a essas demandas cada vez maiores do cristianismo), que não são os cidadãos sem inspiração e monótonos, o complacente burguês do reino de Deus.

Sem dúvida existem muitas definições excelentes da Congregação Mariana. Eles tentam esboçar de forma concisa as notas essenciais dessa organização. Mas todos eles, parece, estão muito preocupados com os elementos “estáticos” sozinhos, os estatutos da Congregação. Veja, por exemplo,  A definição de pe.Wernz estabelecida na primeira seção das Regras gerais. Em vez disso, tentamos compreender a natureza “dinâmica” da Congregação voltando à estrutura fundamental dos Exercícios. Devemos remover a Congregação da estrutura estática de uma mera associação e tentar observar e analisar alguns dos entusiasmos juvenis que, em seus primeiros inícios, tornaram a Congregação Mariana tão grande.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *